Alinhamento de expectativas e uma boa comunicação é essencial para o bom funcionamento das atividades diárias de uma empresa. Imagine como seria possível você cumprir uma entrega de serviço qualquer em 10 dias, mas os envolvidos entendem que o prazo para essa entrega seria o dobro do tempo? Ou imagine que o foca da empresa é agilidade e transparência no desenvolvimento de seus projetos e seus funcionários trabalham com práticas que burocratizam o andamento das atividades? Inúmeras situações de divergências que poderão atrapalhar muito o andamento de seus negócios, e não se trata de certo e errado, mas de resultados.

Toda equipe é formada por profissionais diferentes, que pensam diferente e com objetivos pessoais diferentes, e que se estiver desalinhado com os objetivos coletivos poderão gerar problemas como disputas de ego, falhas de execução de seu trabalho, frustração, aumento de custos com demissões e novas contratações, entre outros custos maiores relacionados a insatisfação.

A todo tempo, aprimorar os métodos para construir uma comunicação mais aderente aos ouvidos de sua equipe, demonstrando com transparência todo o cenário empresarial e os objetivos e missões que precisarão ser cumpridos para o sucesso coletivo, e por sua vez, individual, é um bom caminho para perseguir e melhorar. Na prática, algumas dicas que podem ser consideradas:

Na contratação ser claro com os objetivos da empresa, da área atuante e por sua vez, do profissional a ser contratado.

Oferecer feedbacks para poder motivar o colaborador.

Explorar o que tem de melhor em seus colaboradores, afinal, lembre-se que defeitos são relativos e todos tem.

Priorizar o coletivo, valendo para o empresário, líderes e colaboradores. Para todos.

Avaliações comportamentais que definem o perfil de seus colaboradores e suas características é importantíssimo, pois todos saberão como uma conversa será recebida por seus colegas e trará um benefício positivo para atingir o resultado que se espera.

Uma boa conversa e uma relação de reciprocidade poderá dar atenção aos anseios e proporcionar oportunidades no coletivo para que cada um conquiste seus objetivos e tenha conforto em suas atividades.

Compartilhe este texto

Leave a Reply