Ser dono do seu negócio, uma empresa seja o tamanho de sua estrutura em um Brasil de crise constante é um enorme desafio para quem deseja empreender.

Não se trata somente de persistência, coragem e dinheiro no bolso, mas importante uma visão crítica da realidade no que é bom e ruim, senso de humor e uma habilidade incrível de se reinventar a todo tempo para seguir com os passos necessários sem deixar a peteca cair. E mesmo assim para os que se atrevem a permanecer no mercado nacional, a luta é diária e de muita instabilidade.

Nosso Brasil enfrenta um dos seus piores momentos nos últimos anos, com projetos e leis em vigor antigos que não favorecem a estabilidade empresarial em diversos aspectos, e exige muita, mas muita resiliência para manter-se firme e forte perante os desafios. Vale assim readequar a empresa a todo tempo para convier com a queda de demanda, pois pode ser hoje a única saída. Pensar em uma estrutura reduzida, um quadro de pessoas ativas reduzido e com perfil hibrido, que possa te ajudar em tarefas diferentes é uma fórmula essencial mas que exige critérios. Uma excelente opção para isso é o foco no Core Business, o coração de seus negócios, onde você poderá reconstruir suas vantagens competitivas e expandir o que sabe fazer de melhor. Tempos difíceis são combustível para criar oportunidades em um mercado que se encontra de tudo, mas que precisa sempre do novo.

 

Um ponto que sempre pode estar em evidência é construir oportunidades com base na solidificação de parceiros, e uma dica preciosa: que faça sentido nos com seus ideais e que complementam sua visão no mundo dos negócios. Literalmente uma parceria onde ambos poderão se ajudar e encontrar os melhores caminhos, sem interesses unilaterais, princípios éticos e com os motores necessários para alavancar vendas e resultados, podem ser uma excelente alternativa para sua expansão no momento em que a economia está se recuperando. Seu mundo poderá entender e com entusiasmo que sua empresa pode ir mais longe porque tem os caminhos para isso, e sentirá confiança neste mercado oscilante que vivemos.

 

Não menos importante, inova com sua gente, seus colaboradores, aplique técnicas de comunicação inteligente, construa um comportamento saudável e eficiente entre os colaboradores e seus clientes para potencializar e multiplicar a energia necessária para o sucesso de seu negócio.

Compartilhe este texto

Leave a Reply